OPINE: Você concorda com a ocupação na reitoria da USP?
SÃO PAULO - A ocupação dos alunos na reitoria da Universidade de São Paulo (USP), que já dura 19 dias, mistura várias reivindicações: a principal é um repúdio a ações do governador José Serra, que vinculou as universidades estaduais a uma Secretaria de Ensino Superior, criada neste ano. Além disso, ele submeteu o orçamento delas ao sistema de contas do Estado, o Siafem, o que foi entendido por parte da comunidade acadêmica como interferência na autonomia universitária.
Os secretários de Ensino Superior e de Planejamento, José Aristodemo Pinotti e Francisco Vidal Luna, refutaram a acusação, alegando que o governo apenas quer que a USP, a Unicamp e a Unesp coloquem suas contas no Sistema Eletrônico de Execução Orçamentária a exemplo do que fazem a Assembléia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, sem que isso fira a autonomia das instituições.
Você acredita que os decretos do governo interferem na autonomia das universidades públicas? Na sua opinião, a ocupação da reitoria pelos alunos é um jeito válido de apresentar suas reivindicações?
Clique aqui, dê sua opinião e leia outros comentários
http://forum.estadao.com.br/forum/materia/prepare
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário