domingo, 15 de julho de 2007

para quem se interessar

(Os movimentos fazendo uma reunião - sem comentários para ser neutro)

REUNIÃO SOBRE JORNADA DE LUTAS PELA EDUCAÇÃO

RELATO DA REUNIÃO PARA CONSTRUÇÃO DA JORNADA E CONVITE AS ENTIDADES
Data - 12/07/07
Local: CEPATEC (SP)
Presentes:Antonio David Contraponto, Barbara Regina da Silva Educafro, Daniela Mussi FOE, Fábio Nassif de Souza FOE, Gabriela Hipólito Conlute, Glauber Reinaldo Educafro, Igor Felippe MST, Itair MST, Leonardo dos Santos Educafro, Luiz Cassanho Conlute, Mara Machado MMM, Maria Cristina Vargas MST, Paulo Rizzo Andes, Pedro MST, Tânea Mara FEAB, Thiago Conlute, Tica Moreno MMM, Wagner Coletivo Via/Urbanos, Wagner do Nascimento Educafro.

Ausência justificada
UJS e a Articulação de Esquerda.

Contexto- A Via Campesina e setores urbanos formaram um coletivo de juventude, que tem realizado reunões frequentes, refletido sobre o papel da juventude na sociedade brasileira e sobre suas formas de luta.
- O coletivo tem a proposta de fazer uma jornada de lutas no mês de agosto, de forma articulada com militantes e organizações do Movimento Estudantil, que tem um acúmulo histórico na reflexão e luta na área.
- A data proposta pelo coletivo da Via Campesina é entre 13 a 15 de Agosto.
- Seria importante a participação do maior número de entidades. É preciso fechar consensos em relação a foco da jornada, pauta de reivindicação, data para garantir a participação da maior parte de organizações.
- Existem alguns acúmulos dos diálogos realizados com algumas organizações e que seriam: o fim do vestibular, cotas, financiamento da educação.
- Participar da produção do Jornal Brasil de Fato Especial sobre a Educação como material massivo para distribuição durante a jornada.

Pontos com consenso
1- Vamos realizar a jornada com a participação do movimento estudantil e movimentos sociais,
2- Vamos assinar uma convocatória em conjunto com a participação de todas as entidades e organizações;
3- A convocatória precisar ter um conteúdo sintético e resumido para garantir a unidade. Pontos devem ser resumidos e objetivos, com no máximo 10 pontos de pauta;4- Precisamos atuar de forma a garantir o maior número de organizações.
5- Vamos atuar dentro das nossas organizações para garantir a articulação nos estados.
5- Vamos fazer novas articulação com outras entidades e nos estados.Preocupações gerais1- Ainda não existe consenso em relação à data;
2- Possibilidade de greve nas universidades federais no início de agosto;3- Inicio de aulas nas universidades pode atrapalhar e precisamos trabalhar na perspectiva de como organizar;4- A UNE tem um jornada marcada para o final de agosto e podemos dividir as forças, fazendo duas mobilizações relacionadas a educação.Encaminhamentos1- Realizar próxima reunião com papel de ampliar as entidades e organizações, fortalecer a articulação entre elas e convocar a Jornada.
2- DATA: 17 de Julho, as 18 horas no CEPATEC;3- Sobre o material especifico do jornal Brasil de Fato, cada organização de enviar materiais e na reunião vamos tirar uma equipe para sintetizar as contribuições;4- Entidades convidadas para se somar à articulação na próxima reunião: Executivas e Federações de curso; UNE; UBES; Articulação de Esquerda; CMS; MSU; Organizações do movimento negro; Reped; CNTE; FASUBRA.

PS: Reforçamos o convite as escoals de SP para que participem da próxima reunião.
Abraço, Tânea Mara.

Nenhum comentário: